NOTÍCIA

Empresa condenada por racismo recreativo

Adoção de políticas de enfrentamento é urgente

29 de Maio de 2021

A Justiça do Trabalho de São Paulo condenou uma agência de publicidade a pagar R$20mil pela prática de racismo recreativo contra uma funcionária. O termo “racismo recreativo”, cunhado pelo jurista Adilson Moreira, diz respeito à utilização do “humor” para expressar hostilidade em relação a minorias raciais.

A decisão foi proferida pela juíza Renata Bonfiglio em razão da ofensa racial ocorrida em uma reunião da equipe. A supervisora disse: “Estou com vontade de ver todo mundo e em breve irei marcar uma reunião para ver o rosto de todos. Quero ver se fulano cortou o cabelo e se a fulana (autora da ação) continua preta”.

A trabalhadora cobrou posicionamento por parte do proprietário da empresa, que nada fez. Posteriormente ela foi dispensada sob alegação de “corte de gastos”. Na sentença, a juíza destacou que a própria forma como a empresa se posicionou em sua defesa minimiza o desconforto e constrangimento da reclamante:

“A frase em si não carrega nenhuma ofensa, ainda mais proferida de alguém que também é da cor negra e, cujo objetivo foi de descontrair a tensão de todos por estarem fazendo uma reunião online devido a situação de pandemia, reunião esta que normalmente era presencial. Ainda, a frase em si, ou seja, tal comentário seria a mesma coisa falar se ‘o Bruce Lee continuava japonês’, fato notório e que todo mundo sabe. Não há qualquer caráter discriminatório, ofensivo e principalmente vexatório”.
Para a juíza, tanto a piada quanto a alegação da reclamada em sua defesa são padrões comportamentais naturalizados que precisam ser combatidos, cabendo a fiscalização por parte do empregador, quando no ambiente de trabalho, sob pena de conivência. 

O Escritório Alvenir Almeida é contra qualquer tipo de discriminação, especialmente no ambiente de trabalho. Para que episódios como esse deixem de existir é importante a adoção de políticas de enfrentamento e combate ao racismo por parte dos empregadores, assim como a luta pelos direitos dos trabalhadores, nosso compromisso.

Comunicação Alvenir

FALE CONOSCO

Atendimento humanizado em prol dos direitos do trabalhador.

"Se eu pudesse lhe dar alguma coisa na vida, eu lhe daria a capacidade de ver a si mesmo através dos meus olhos. Só então você perceberia como é especial para mim." Frida Kahlo.

ALVENIR ALMEIDA ADVOGADOS ASSOCIADOS Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site.

Criação de Sites Passo Fundo criativittá